outubro 20, 2009

Deodato Siquir & Banda Maputo em Concerto na Suécia

Em pé : Raimundo Mauele, João Cabral,Orlando Venhereque,Fanuel Macuacua (Sacre),
Hélder Gonzaga, Deodato Siquir e Dua Maciel.
Agachados: Samito Matsinhe, Celso Paco e Paulo Wilson.


Está é a banda Maputo que estará em concerto na noite do dia 22 de Outubro em Helsingborg na Suécia e no dia 23 de Outubro em Copenhagen Jazzhouse na Dinamarca

Recordar que a banda Maputo está na Dinamarca a convite do Conservatório Rítmico de Copenhaga - Dinamarca em colaboração com o músico Deodato Siquir radicado na Suécia.

Na semana de 5 - 9 de Outubro, os músicos transmitiram seus conhecimentos de música moçambicana a turmas de 10 estudantes por cada músico.

Como vai a saúde dos artistas e os ensaios poderá ser a pergunta de alguns amantes da música moçambicana...eu procurei responder por eles através de algumas fotos dos eventos....

As fotos falam por si...

Dua Maciel (centro) um passo...se calhar sobre orientação do Sacre a esquerda.Será?

As fotos "roubei" no facebook dos artistas...

outubro 19, 2009

PENÚMBRAS DA VIDA no Instituto Camões em Maputo

Sou curioso das artes plásticas moçambicanas. Confesso que não conheço os trabalhos do artista plástico Famós, mas fico feliz quando sei que haverá uma exposição... Matteo Angius, do Instituto Camões e Lizete Mangueleze, responsável pela comunicação nesta exposição não esqueceram do maosdemocambique e deixaram ficar a informação sobre o evento...o meu obrigado.

Quem estiver a caminho ou em Maputo, lembre-se que no dia 21 de Outubro, na Galeria do Instituto Camões-Centro Cultural Português, às 18h será apresentada a exposição PENÚMBRAS DA VIDA.


obra de Famós

Jorge Dias o curador da exposição PENÚMBRAS DA VIDA, afirma que o trabalho é o resultado gráfico de uma pesquisa desenvolvida durante 2 anos, onde o artista pretende mostrar a sua inquietação em relação à temática da prostituição. A linguagem em desenho é resultado de duas técnicas, materiais e formatos, que possibilitam uma variação plástica bidimencional e monocromática. Esta proposta é parte do processo que tem como ponto comum a sociedade e o artista

Quem é Famós?

Seu nome é Felisberto Amós Tlhemo (Famós) nasceu a 20 de Fevereiro de 1978, em Maputo. É formado em Electrotecnia pelo Instituto Industrial de Maputo e actualmente frequenta o curso de licenciatura em Estatística na Universidade Eduardo Mondlane.

Em 1995 aprende desenho artístico e pintura na Casa de Cultura do Alto-Maé com o artista Sengo. Está representado em colecções dentro e fora do País e tem participado em numerosas exposições colectivas e workshops.

Recentemente participou na Semana de Moçambique na Royal Geographic Society e na Royal Commonwelth Club, em Londres.

PRÉMIOS

2006 - 2º Prémio de desenho e 2º Premio de Pintura no Centro Cultural do Banco de Moçambique;

2004 - Prémio Fundac Alberto Chissano - Consagração em Desenho;

2004 - 1º Prémio de Pintura e Menção em Desenho, na Expo Anual MUSART;

2004 - 1º Prémio de Pintura/Desenho na Expo Jovens Criadores da Zona Sul de Moçambique;

2003 - Menção Honrosa em Desenho, Bienal TDM;

2003 - 2º Prémio de Desenho na Expo Anual MUSART;

1999 - Menção Honrosa de Desenho na Bienal TDM;

1997 - Menção Honrosa de Desenho no Instituto Camões.