junho 28, 2007

ARRUMANDO PAPÉIS


Dificil é arrumar papéis, pelo menos para mim.

Recentemente tentei organizar os meus papéis, as primeiras...cartas, as avaliações, os desenhos, os catalogos de exposições e mais...

Neste processo encontrei muita coisa, o caderno de caligrafia que diariamente juntava me a ele para melhorar a minha escrita e...esta a capa do disco Vinil de Fernando Luís, algo que achei interessante, muita criatividade do artista, a parte gráfica.

junho 27, 2007

O GOLO QUE METEU O ÁRBITRO

Que a guerra, terminada com a assinatura do Acordo Geral de Paz em Roma, pariu, de entre tantos males, vários mutilados, não constitui dúvida nem novidade para ninguém, sendo a vida destes, nos bairros, nas aldeias, nas vilas e nas cidades, algo que tem criado alguns casos, insólitos na sua maioria.

Quando Komandu recebeu a sua primeira pensão, trouxera da cidade uma bola de futebol, novinha em folha, para animar os sábados do Centro de Acolhimento de Mutilados de Guerra.

No sábado seguinte, o jogo entre os Balalaza e os Valentes terminara antes dos noventa minutos. Tudo porque Fernando Coto, não Couto, entrou velozmente na grande área e deu um salto, tentando cabecear a bola para o fundo das malhas da baliza dos Babalaza.Mas, devido à escassez da sua altura, quase não conseguia chegar ao esférico. Para emendar a falta, levantou o braço amputado e, pelo Coto, enviou a bola para o fundo das redes. A bancada gritou golo, sob o apito do árbitro, que o invalidou.

- Que mão está esse gajo a apitar? Por acaso viram vocês uma mão tocar na bola? – perguntou uma voz da assistência.

- Mão é o que falta ao Fernando para levar à bola. – completou outra.

- Se tivesse mãos seria ele o nosso guarda-redes.

- Este tipo não serve para apitar nada.

- Deixa – se comprar por litro de sura!

- Surra é o que ele vai apanhar agora!

Os adeptos dos Valentes invadiram as quatro linhas, para acertar as apitadelas do árbitro, à pancada.Insatisfeitos ainda com as bofetadas dadas, meteram-no no fundo de um poço abandonado, para lavar o juízo. Coisa conseguida, pois, daí até ao final do torneio, Fernando Coto contou oito golos marcados, com o coto!

E na hora de receber o troféu de melhor marcador, por sinal um exemplar do Novo Testamento, Coto enfatizaria: “como qualquer conflito armado, a guerra ora terminada entre nós foi insana e toda a tentativa ou intenção de a ela se regressar, herege!”

................

Texto extraido da obra O GOLO QUE METEU O ÁRBITRO,
Autor Aurélio Furdela, Editora AEMO

“MOÇAMBIQUE, A ILHA A PRETO E COR”

Sérgio Santimano

Fotografias de Sérgio Santimano e Luís Abélard fazem parte da exposição que inaugura dia 4 de Julho 2007, na galeria do Instituto Camões em Maputo intitulada “MOÇAMBIQUE, A ILHA A PRETO E COR”,

A iniciativa enquadra-se no âmbito da programação cultural do Instituto Camões em Maputo por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que decorre durante o 2º semestre do corrente ano.

Os fotógrafos moçambicanos apresentam 40 fotografias a preto e cor, as quais, segundo o Embaixador de Portugal em Maputo, José Freitas Ferraz, “para além dos valores estéticos-artísticos que encerra, surge num momento importante em que se coordenam esforços visando a melhoria da vida das populações e a reabilitação do património no qual Portugal bem como outros parceiros internacionais, se orgulham em participar”.

A exposição recorda-nos o importante e valioso património arquitectónico edificado na Ilha e a classificação, atribuída pela Unesco em 1991, de PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE.

-------------

Foto Santimano retirada do site:

http://www.asportasdomundo.org/artistas/sergio-santimano

TOME NOTA ...


Alfa ao Vivo no Gil Vicente - 6ª feira dia 29-06-2007 as 22:30Horas

junho 26, 2007

UM MES DEPOIS....

1.

2.

3.

As primeiras duas fotos na ordem decrescente fazem parte da postagem do dia 27.05.07, a terceira, foi captada 7 dias depois(02.06.2007) e a quarta e quinta captei-as no dia 26.06.07, ali na baixa da cidade, na Av. Fernão Magalhães no espaço entre Av. Albert Lithuli e Av. GuerraPopular.

Aqui estão as fazes desta linda machamba. Creio que a colheita chegou por isso s duas ultimas fotos apresentam a terra limpa e preparada para outra época.

Registo é registo.